Sinto dificuldade em expressar meus sentimentos.
- mariannapr
- 24 de jan. de 2013
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de abr.
Há muitas maneiras de expressar o que sentimos, mas não costuma ser uma tarefa fácil. Geralmente os meios racionais como a linguagem verbal, não são os mais adequados, seja por uma questão cultural ou mesmo neurológica. Nossos antepassados mais remotos, por exemplo, pintavam nas pedras, não é mesmo? Além do mais, desde cedo somos inibidos a expressar sentimentos de nosso íntimo e, menos ainda, se essa expressão for através da arte e da imagem. A sociedade nos condicionou a valorizar somente a razão e a linguagem verbal, dificultando o contato com nossas emoções e com o mundo imagético.
As técnicas expressivas não verbais são excelentes recursos, frequentemente usados na psicoterapia junguiana, para que esta comunicação dos sentimentos se torne mais fácil. Carl G. Jung entende que o inconsciente se comunica com o consciente através de imagens – formas arcaicas de expressão, anteriores à própria linguagem verbal. A psique usa as mesmas imagens, representativas do mundo exterior, para exprimir o que vai na alma. Daí também a importância dos sonhos para a análise.
Vamos ver um exemplo? Aqui vemos como a pintura pela fluidez da tinta e pelo uso das cores, leva a uma maior fluidez das emoções e dos sentimentos. Com tinta as pessoas expressam mais facilmente sentimentos e emoções. Notam como nessa obra impressionista o artista parecia emocionado e diluído pelo ambiente? Também nos emocionamos. Édouard Léon Cortés - Theatre du Vaudeville (1882 - 1969)

As técnicas expressivas vêm para resgatar nosso potencial de criar e transformar nossa própria realidade, vida emocional e afetiva, alcançando até mesmo a família e comunidade que nos cercam. Que tal dar uma oportunidade para este trabalho tão necessário através da psicoterapia junguiana?